Páginas

Será mesmo plágio o logo dos jogos olímpicos Rio 2016?

Nesta sexta-feira o mundo ficou conhecendo o logo dos jogos olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro, e para surpresa  já conta com a polêmica de plágio.  Eu acho que trata-se de uma fonte de  inspiração mas não podemos negar que um lembra o outro.  O logo está sendo comparado com o da Telluride Foundation, uma organização filantrópica do estado norte-americano. E você qual sua opinião?

2 Responses to “Será mesmo plágio o logo dos jogos olímpicos Rio 2016?”

Juh Whitz disse...

Huuum.. pode ter sido o chute inicial para a idéia, porém ficou mtoo parecido.. de primeira vista já remete a Telluride. na minha opinião, conta como plágio..

Opinião de um designer... disse...

Mas… admitamos que tenha sido uma enorme coincidencia – que de fato as vezes acontecem, e nós designers sabemos disso.
Faz parte do trabalho do designer a pesquisa minuciosa de tudo o que ja foi feito – parece impossível mas é a unica maneira que o designer tem de checar se sua ideia brilhante nunca foi pensada antes por outro designer, e assim assegurar o quesito “originalidade” do seu trabalho. Sim, é preciso perder muito tempo e trabalho com essa pesquisa para se proteger deste enorme “mico” que é ser taxado de plagiador… A comparação das duas logos ja circula o mundo pela internet, a semelhança é inegável e é muito ruim para todos nós, brasileiros, que a hipótese de plágio seja levantada… Uma logo para uma olimpiada é um trabalho muito serio… com certeza o trabalho de maior repercussão e exposição internacional que este escritório de design terá em toda a sua existencia… era de se esperar um maior cuidado na elaboração de um trabalho assim…
Quanto aos organizadores, os que julgaram e aprovaram tal logo, tambem nao fizeram nenhuma pesquisa para evitar esse incidente?? incrível que com menos de 24hs os internautas ja tenham descoberto uma fraude que os organizadores não conseguiram, apos meses de analise, detectar…

Postar um comentário